Maio Amarelo: Servidores da SAD recebem ação educativa “Nós Somos o Trânsito”

.

24/05/2018 às 16:49:00
-

Campo Grande (MS) – Servidores da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) receberam nesta quinta-feira (24.5) a equipe do Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) para uma palestra de conscientização alusiva ao movimento Maio Amarelo.

Com o tema “Nós somos o trânsito” o objetivo do movimento é provocar discussões e atitudes voltadas à necessidade da redução no número de mortos e feridos no trânsito. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que, a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima de acidentes de trânsito no Brasil, e que 90% dos acidentes de transito têm como motivação falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Na abertura da ação o secretário da SAD, Carlos Alberto de Assis, ressaltou a importância do movimento Maio Amarelo. “A cada dia que passa o trânsito fica mais violento. Maio acaba, mas precisamos ter essa mesma reflexão todos os dias do ano. Para acontecer um acidente leva uma fração de segundos, mas são as nossas escolhas diárias que farão toda diferença” pontuou e ainda parabenizou o Detran pelas ações educativas.

Relembrando regras simples de trânsito, como parada obrigatória, placas de sinalização, preferencial, velocidade máxima e mínima, documentação do carro e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o gestor de Educação e Segurança no Trânsito, Ivar Custódio, alertou os servidores para a importância de estar sempre alerta ao volante.

“Este ano já é o ano mais violento dos últimos quatro. A questão é séria e as consequências também. Tanto no bolso, quanto no tema. Não é só no mês de maio, são todos os dias. Se você fizer a sua parte no trânsito, dificilmente irá se envolver em acidentes. Vamos plantar essa ideia” afirmou.

Servidora da Fundação Escola de Governo (Escolagov), Maria do Carmo da Silva, participou da palestra e elogiou a iniciativa do Governo do Estado por meio do Detran. “Muito bacana essa palestra, que faz a gente aprender, refletir, e relembrar algumas coisas. O que eu levo de lição hoje é de que todos nós precisamos nos conscientizar e conscientizar outras pessoas, de que a vida do próximo tem mais valor do que as multas de trânsito” destacou.

Ao final do encontro foram entregues adesivos e cartilhas informativas do Movimento Maio Amarelo, contendo dicas voltadas a pedestres, ciclistas, condutores, pessoas com deficiência e idosos.

Mireli Obando – Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)

Fotos: David Majella