Política e Transparência

A "viagem urgente" de Eduardo Bolsonaro ao Oriente Médio

Documentos do Itamaraty revelados por agência apontam viagem de poucas horas à região; ida não está em sua prestação de contas.





O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP; foto) realizou, há duas semanas, uma viagem “de poucas horas” ao Bahrein, país do Oriente Médio. Apesar de comunicar a viagem às autoridades como “oficial” e ter recebido autorização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o filho “Zero Três” do presidente Jair Bolsonaro não prestou contas por sua ida ao país.

A informação foi revelada pela Agência Fiquem Sabendo, com base em documentos da embaixada do Brasil no país obtidos por Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

“Ao final da tarde de ontem, 29/3, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro fez chegar ao conhecimento do Posto, por meio informal (mensagem de Whatsapp), seus agradecimentos pelos préstimos da Embaixada, dos quais disse não necessitar, e lamentou que sua agenda no Bahrein (a qual, segundo havia indicado, seria de apenas algumas horas) não lhe permitiria interagir com o Posto”, escreveu Alberto Luiz Pinto Coelho Fonseca, encarregado de Negócios na embaixada, em 30 de março.

 

A viagem seria de conhecimento do Itamaraty. “O deputado Eduardo Bolsonaro foi autorizado pelo presidente Arthur Lira a realizar missão oficial a esse país, entre 29 e 31/3/2022”, indica a primeira mensagem do Itamaraty ao seu posto, em 18 de março. Apesar disso, não há indicação de viagens oficiais por parte do deputado.

Eduardo não é desconhecido na região: ele esteve na Copa do Catar, em novembro — após ser flagrado pelas câmeras, disse que estava lá para “entregar pen drives” sobre a situação do Brasil. Na semana passada, seu pai prestou depoimento sobre as joias que recebeu durante viagem à Arábia Saudita.