Política e Transparência

Morador de Sidrolândia e Empresário de Maracaju serão julgados por ataques aos três poderes

No dia 8 de janeiro, manifestantes vestidos de verde e amarelo estavam acampados diante do quartel-general do Exército, em Brasília, e foram para a Esplanada dos Ministérios.

Campo Grande News

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.



A lista de 200 envolvidos nos ataques de 8 de janeiro que vão ser julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nesta semana, tem dois de Mato Grosso do Sul.
Um é o empresário de Maracaju I. T. A. de 47 anos. O segundo é I. C. A. O. de 45 anos, morador de Sidrolândia.

O julgamento virtual será iniciado nesta terça-feira (dia 25), sendo finalizado no dia 2 de maio. Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

De acordo com a Agência Brasil, se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passam a responder a uma ação penal e se tornam réus. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados.

Conhecido como Russo, é proprietário de empresa de assistência técnica e locação de colheitadeira de grãos em Maracaju. Ele chegou a divulgar fotografia do dia da invasão. Na imagem, está posicionado perto das cúpulas do Congresso e mostra outros invasores pelo gramado da Esplanada dos Ministérios.

A defesa de I.C.A.O. morador de Sidrolândia, vai se manifestar pela inocência. "Pois ele não praticou nenhum delito descrito na denúncia" , diz o advogado Daniel Alves.

Primeira etapa – Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal decidiu tornar réus 100 denunciados de participarem dos ataques em Brasília, cinco deles são de Mato Grosso do Sul.

Os denunciados respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Invasão - No dia 8 de janeiro, manifestantes vestidos de verde e amarelo estavam acampados diante do quartel-general do Exército, em Brasília, e foram para a Esplanada dos Ministérios. Invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF.