Esportes

Presidente da CBF já admite esticar a corda até junho por Ancelotti

Presidente fala abertamente sobre preferência pelo italiano em entrevista à TV árabe e cita final da Champions, em 10 de junho: "Radar ligado para não fazer abordagem durante competição"



Ancelotti comanda o Real Madrid em decisões nas próximas duas semanas — Foto: Reuters



Uma paciência flexível em busca do nome que é unanimidade para comandar a seleção brasileira.

Desta maneira, Ednaldo Rodrigues administra a espera por Carlo Ancelotti. Se há duas semanas o prazo era até 25 de maio, o próprio presidente da CBF já admite esticar a corda até meado de junho caso o Real Madrid chegue à final da Champions League para, enfim, sentar e conversar objetivamente com o italiano.

Em entrevista ao canal Bein Sports, Ednaldo falou detalhadamente pela primeira vez sobre o desejo de contar com o treinador e revelou até abordagem de torcedores pelas ruas ansiosos pelo acerto. Com o início das eliminatórias somente em setembro e o aumento de vagas para a Copa de 2026 (seis mais a repescagem), o Brasil se dá o direito de não ter pressa na definição do substituto de Tite.

 "Gostaria de chegar ao final de maio falando que está certo esse treinador ou aquele, mas não é assim. Temos duas datas Fifa em junho, mas temos finais de competições como o Campeonato Espanhol e, dia 10 de junho, a final da Champions. Temos acompanhado, o radar está ligado para não fazer qualquer abordagem em uma disputa de competição"

- Todos perguntam e verificam sobre o Ancelotti, seja no aeroporto, seja no estádio... Perguntam: "E aí, vem quando? Está aguardando?". Tudo no futebol é como se fosse para ontem para o torcedor, para a imprensa, mas estamos fazendo tudo dentro do nosso tempo, nada de uma forma precipitada. Gosto de ouvir também as opiniões contrárias.

Interlocutores já estreitaram a relação entre as partes envolvidas desde antes mesmo da Copa do Mundo do Catar. As conversas permanecem à distância entre Ednaldo, Florentino Pérez e emissários do próprio Ancelotti. Negociações formais, por sua vez, dependem da conclusão dos desafios esportivos do Real Madrid na temporada, como deixou claro o dirigente:

- Eu procuro ser bastante ético. Não tenho como abordar nenhum treinador que tenha contrato com algum clube. Temos procurado ser pacientes e aguardar o tempo certo para fazermos uma conversa, uma reunião. E isso participando também quem preside o clube e tem contrato diretamente. A partir do momento que recebermos a sinalização de que é uma vontade dele também, partiremos para conversar preparados para o que pode ser um sim ou um não. A partir dali que vamos ter um plano B.

As próximas duas semanas serão determinantes no planejamento da CBF. No próximo sábado, o Real Madrid encara o Osasuña, em Sevilha, pela final da Copa do Rei. Já nos dias 9 a 17 de maio, o rival será o Manchester City pela semifinal da Champions. Em caso de classificação merengue, a tendência é que o Brasil vá para a data Fifa de junho novamente com um técnico interino, já que a decisão está marcada para o dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia.

"Não que ele tenha qualquer tipo de proposta, mas acompanhamos e verificamos também se ele tinha algum tipo de vontade. Eu o tenho como plano A. Estou falando pela primeira vez de uma forma bem aberta e não adianta ficar escondendo essa preferência"